A UniGraja – Universidade Livre Grajaú nasce da união de 10 iniciativas socioculturais da região Extremo Sul de São Paulo com objetivo de juntar potencialidades e apontar caminhos possíveis para quem quer transformar nossa realidade e viver com o que a quebrada tem a oferecer.

 

A UniGraja acredita que o nosso território possibilita muitos aprendizados. Entre becos e vielas, mananciais e florestas, meio milhão de pessoas constróem suas vidas e buscam alternativas diante da ausência de direitos.

 

Em sua primeira fase, que ocorre entre agosto e novembro de 2018, a UniGraja vai promover mais de 400 horas de formação de forma totalmente GRATUITA em asas curriculares que refletem algumas das possibilidades que encontramos pelas ruas.

palavras chave : Unigraja , grajau, noticias grajau, universidade grajau, curso no grajau

contato unigraja.comunica@gmail.com | São Paulo - SP  | (011) 99300-1922

Dez coletivos do Grajaú criam Universidade Livre

Entre ruas, becos, vielas, campinhos ou na beira da represa, o conhecimento circula pelo Grajaú. E essa quebrada é uma verdadeira sala de aula. Cientes disso, dez coletivos e organizações socioculturais da região que atuam na rua e em outros espaços de construção política e de identidade se juntaram para criar a UniGraja – Universidade Livre Grajaú. O objetivo é apontar possibilidades de atuar como agentes de transformação social em um território onde vivem mais de 500 mil pessoas à margem da represa Billings.


As vivências mesclam reflexão, ação e avaliação, e são baseadas na experiência dos coletivos envolvidos e indicam algumas possibilidades que a rua oferece. Com mais de 400 horas de conteúdo ofertado, elas acontecem entre agosto e novembro de 2018, e estão organizadas em seis asas curriculares: Reconhecimento do Território; Hip Hop; Permacultura; Comunicação; Gestão Cultural; e Empreendedorismo.


A proposta é aproveitar os saberes e práticas acumulados por esses coletivos ao longo de anos e iniciar um processo de sistematização e construção de uma metodologia própria, horizontal, que aposta nas inteligências múltiplas de educadores e educandos. Como base, realizadores e realizadoras utilizarão espaços culturais autônomos dos coletivos, escolas, praças, ruas e até a represa Billings, onde acontecem as vivências náuticas. E em novembro, participantes podem apresentar o resultado desse processo em uma Feira de Empreendedores.


A UniGraja é uma iniciativa da Associação Esporte Clube Vila Real (AECVR), Agência Cresce, Cooperpac, Ecoativa, Graja na Cena, Imargem, Meninos da Billings, Nois por Nois, Periferia em Movimento e Salve Selva, e inicia suas atividades com patrocínio da Fundação Via Varejo por meio do projeto Casas Bahia na Comunidade.


Saiba mais!

UniGraja – Universidade Livre do Grajaú

O quê? Até 400h de vivências em Hip Hop, Permacultura, Comunicação, Gestão Cultural e Empreendedorismo

Quando? Entre agosto e novembro de 2018, em diferentes horários

Pra quem? 40 vagas integrais para jovens de 14 a 20 anos (que circularão em até três asas curriculares nos quatro meses), além de mais de 400 vagas pontuais para público a partir dos 12 anos

Onde acontece? Em espaços culturais do Grajaú – a confirmar

Como participar? Inscreva-se aqui até 10 de agosto de 2018



Às margens da Billings: Feira UniGraja celebra potencialidades do Grajaú

Realização:

Site desenvolvido por @GleisonDesign

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Nos siga nas redes sociais:

03_FUNDACAO_VIA_VAREJO_CASAS_BAHIA.jpg

Apoio: